CURSOS DE FORMAÇÃO OFERTADOS PELOS MESTRANDOS DO PROFEI
Sob a orientação da Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho Silva, as mestrandas Daniely Gimenes V. Rialto e Altidas Luiza G. Inácio elaboraram propostas de Formação Continuada em Educação Especial e Inclusiva e Formação para o Atendimento ao Aluno Surdo, ambas com o objetivo de viabilizar momentos de reflexão, aprendizagem e formação aos profissionais da educação com o intuito de melhorar os atendimentos aos alunos com deficiência inclusos no sistema regular de ensino.
No intuito de pensar uma formação contextualizada com a realidade dos profissionais, foram identificados os conhecimentos e anseios acerca da temática em questão e colaborativamente construída a Propositura de Formação. Segundo Zerbato (2018), a razão pela qual a formação continuada é elencada como uma prática exitosa em prol da educação inclusiva é que o modelo de formação com viés colaborativo, tomando a prática dos profissionais como ponto de partida, evidencia um maior envolvimento dos participantes porque valoriza o seu saber fazer e isso traz componentes enriquecedores para essa formação, visto que tem como objetivo a mudança do pensamento e trabalho coletivo.
A Formação Continuada sob a perspectiva da diversidade em Educação Especial e Inclusiva, foi institucionalizada mediante o Parecer nº 468/2021 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) com duração de 40 horas, realizada no período de outubro a novembro de 2021, na cidade de Sinop, sob a responsabilidade da mestranda Daniely, na modalidade presencial, atendendo a 45 profissionais da EMEB Rodrigo Damasceno, conforme ilustras as figuras a seguir:
Figura 1- Encontro de formação na escola |
Figura 2- Formação Continuada no chão da escola |
Figura 3- Formadora-Pesquisadora |
Figura 4- Participantes da formação |
Fonte: Acervo da mestranda-pesquisadora (2021)
A Formação Continuada em Atendimento Educacional ao Aluno Surdo sob a responsabilidade da mestranda Altidas Luiza Guedes Inácio foi realizada no período de outubro a dezembro de 2021, e abarcou um alcance de aproximadamente 6 municípios do estado de Mato Grosso. Partiu de uma perspectiva do ensino remoto, na modalidade on-line, com encontros síncronos e assíncronos, utilizando os ambientes virtuais do Google Meet, Google Classroom e Google Drive os quais possibilitaram o armazenamento, a administração e a disponibilização de conteúdos no formato web para os professores participantes.
O Curso foi institucionalizado mediante o Parecer nº 419/2021 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), com 20 vagas ofertadas para docentes e com a carga horária de 40 horas.
A proposta desse curso de formação continuada em atendimento educacional ao aluno surdo, na modalidade à distância, teve como objetivo geral promover a formação de professores para atuarem com esses alunos no cotidiano escolar e, ao mesmo tempo, contribuir para o conhecimento das potencialidades do aluno surdo, e sucessivamente promover melhorias nas práticas pedagógicas no contexto de aprendizagem do aluno com surdez, de acordo com a perspectiva da educação inclusiva.
Figura 5- Formadora-Pesquisadora com as os professores participantes em uma aula síncrona |
Figura 6- Momentos de interação nas aulas síncronas |
Fonte: Acervo da mestranda-pesquisadora (2021)
Referências:
ZERBATO, A. P. Desenho universal para aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: potencialidades e limites de uma formação colaborativa. 298 folhas. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2018.
Postagem das mestrandas: Daniely Gimenes V. Rialto e Altidas Luiza G. Inácio
Comentários
Postar um comentário