APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA – PROFEI
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) trata-se de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, constituído por oito instituições de ensino superior, sendo estas: Universidade Estadual Paulista – UNESP, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. O Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva PROFEI, possui também uma parceria com a Universidade Aberta de Portugal com o objetivo de fomentar as melhores práticas em Educação Inclusiva.
A área de concentração do PROFEI é a educação inclusiva, que tem como objetivo possibilitar a formação continuada para professores em efetivo exercício na rede pública de ensino da Educação Básica, com o propósito de aprimorar seus conhecimentos na promoção do desenvolvimento em contextos educacionais diversos, buscando a garantia de uma educação inclusiva que vise a melhoria na qualidade da educação do País.
O PROFEI tem uma proposta de ensino semipresencial com oferta simultânea nacional, no Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o qual, conduz ao título de Mestre em Educação Inclusiva. Suas linhas de pesquisa são: “I. Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; II. Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; III. Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva” (UNEMAT, 2019, p. 1).
Este programa pretende promover o desenvolvimento formativo do profissional da educação, permitindo a busca por formas de construir uma sociedade efetivamente inclusiva, no sentido de realizar, na escola, a implementação de metodologias inovadoras para que todos os estudantes se beneficiem, mas especialmente aqueles que pertencem ao eixo da Educação Inclusiva: pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, podendo aprimorar seus potenciais e suas habilidades dentro do ambiente da escola e em seu cotidiano, que inclui tanto a realidade social quanto familiar e profissional.
A primeira turma ingressou no ano de 2020, mediante processo seletivo, para um número de cento e cinquenta vagas ofertadas em sua totalidade. As atividades formativas do mestrado iniciaram-se no mês de outubro de 2020.
Dessa maneira, este blog foi criado pelos quinze mestrandos da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reys Maldonado, Campus Universitário de Sinop, como sugestão do Professor Drº Marion Machado Cunha, coordenador do referido programa. A presente página virtual tem como finalidade apresentar ações, divulgar materiais, compartilhar leituras, entre outras práticas que visam ampliar o repertório inclusivo.
Esperamos poder contribuir positivamente, através deste canal de comunicação, para leituras construtivas e reflexivas acerca das temáticas debatidas pelos mestrandos deste programa. Evidenciando aqui os materiais produzidos como resultantes dos processos de construção e desconstrução neste percurso formativo, pretendemos colaborar com as perspectivas de futuros candidatos às vagas deste mesmo programa, clarificando aos mesmos a importância da coletividade e busca constante.
Conheça agora o corpo docente do programa em nossa instituição:
- Lucio Jose Dutra Lord: Bacharel em Ciências Sociais e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), bacharel em Direito pela Faculdade de Ciências Sociais de Sinop (UNIC), Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-Doutor pela Universidade de Lisboa - Portugal
- Marion Machado Cunha: Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1994) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Doutor em Educação na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2010). É Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT),Campus de Sinop - MT.
- Neusa Ines Philippsen: Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), graduação em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense (2001), especialização em Língua Portuguesa - Teoria e Prática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2013) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2018).
- Albina Pereira de Pinho Silva: Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Marília (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e pós-doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Campo Grande. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
- Sandra Luzia Wrobel Straub: Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1985), especialista em Educação Continuada e à Distância pela UNB, mestre em Educação na área de Educação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Linguística na área de Análise de Discurso pelo IEL/UNICAMP. Professora concursada da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Blog atualizado por:
SOUZA, Kele Aparecida de.
ROHENKOHL, Leila Adrieli Roesler.
TEODORO, Poliana Acs.
Referências:
UNIVERSIDADE DO ESTADO MATO GROSSO. RESOLUÇÃO Nº 028/2019 – CONSUNI. Aprova o Regimento Interno do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) do Campus Universitário de Sinop. Cáceres, MT, 01 e 02 de outubro de 2010. 12p.
Comentários
Postar um comentário